Segundo Hellinger, cada vez que um direito vital é negado a um membro da família, através de uma exclusão, humilhação, injustiça ou eventos graves, que podem ser catástrofes; rupturas entre membros da família; mortes prematuras; abusos; doenças insuperáveis; etc …
Estes fatos ficam registrados como um desequilíbrio no "Livro da Família", ou seja, no histórico/campo desse sistema familiar. Futuramente um descendente, por lealdade e amor a Família, mesmo sem consciência dos fatos passados, tende a assumir essa questão para resolve-la e possibilitar que o sistema volte ao seu equilíbrio.
Desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a constelação é uma abordagem que nos ajuda a ver de forma ampla e clara, as questões que assumimos por nossos ancestrais, favorecendo um bom encaminhamento para essas questões e possíveis soluções para que o restabelecimento da harmonia e do equilíbrio do indivíduo e de seu sistema familiar se façam possíveis.
Durante uma constelação familiar é possível transformar o olhar e as atitudes diante da vida e das pessoas e essas pequenas mudanças vão liberando bloqueios e emaranhados herdados, refazendo laços, ampliando o entendimento, restabelecendo a ordem no sistema e a compaixão dentro de nós, e nos liberando para que a vida volte a fluir em sua plenitude.
O processo é feito em grupo ou individualmente em consultório, e tanto quem traz um tema para constelar, quanto quem participa, trabalha em suas questões e sistemas familiares, sentindo os benefícios dessa abordagem em suas vidas.
Durante uma constelação, membros do grupo representam membros do sistema familiar de quem constela ou questões trazidas e é possível ter clareza sobre o que está gerando uma determinada situação ou sintoma trazido, além da possibilidade de iniciar o movimento de mudança.
Abaixo alguns sintomas possíveis para questões de origem sistêmica:
– Doenças em vários integrantes da família, sem causa definida.
– Tragédias que se repetem através de gerações.
– Depressão; desejo de morrer ou medo constante da morte.
- Conflitos entre pais, irmão, casais e/ou pais e filhos.
- Abortos naturais ou induzidos.
Autor: NARJARA THAMIZ RIBEIRO UFER
Informações e inscrições, entrar em contato com o Kaizen Espaço de Saúde.